top of page

SOBRE A CANTORA

          Nathalia Bellar nasceu na belíssima cidade de João Pessoa – PB e começou a mostrar grande interesse pela música aos 15 anos, quando ganhou de seu pai o primeiro violão.

 

         Passou a dedicar-se ao instrumento nas horas vagas, conseguindo desenvolver um bom aprendizado. Tocar e cantar eram suas maiores distrações! Nessa época, já era influenciada pelo som de uma das maiores bandas de rock do Brasil: a Legião Urbana. Ouvia também, como era comum nessa idade, as chamadas “boy bands” que a fizeram tomar gosto pela língua inglesa, ajudando-a mais tarde, a cantar muito bem nessa segunda língua. Mas por influência da mãe, passou a ouvir grandes vozes da MPB como a de Elis Regina e Maria Bethânia que ampliaram seus horizontes musicais e viriam a se tornar suas maiores influências.

 

            Começou a cantar em um grupo da igreja católica do seu bairro e lá, começou a receber orientações da líder do grupo sobre como comportar-se em relação a sua voz. Dicas valiosas que ela traz até hoje. Aos 18 anos deixou o grupo da igreja por falta de tempo para os ensaios. Muito interessada por artes em geral, entrou para o teatro, onde fez cursos e participou de oficinas com alguns dos grandes nomes do meio, entre eles Roberto Cartaxo na FUNESC e Carlos Cartaxo, na UFPB.

 

              Participou da montagem de 03 espetáculos bem veiculados, disputou em festivais teatrais e fez também trabalhos menores na tradicional Paixão de Cristo organizada pela prefeitura, na época dirigida por Everaldo Vasconcelos.Mas a música voltou a chamar-lhe. Participou de concursos musicais escolares em seu último ano de escola e recebeu de um amigo o convite para tocar na noite em um bar recém-inaugurado no centro da capital João Pessoa.

             Sua preocupação, na verdade, era que precisava de um acompanhamento ao violão, pois sentia-se presa quando tocava. O canto exigia sua total atenção e sua presença de palco sempre foi o seu diferencial. Então iniciou suas parcerias. Primeiro com o primo e parceiro de arte, Thiago Henrique, violonista da Orquestra de Violões da Paraíba. Depois teve ainda mais dois parceiros até chegar, em 2009, a Rafael Fernandes, bacharel em música pela UFPB e também violonista da Orquestra de Violões. Com ele, mergulhou de vez no universo dos bares e recepções.

 

               A parceria durou cerca de três anos e meio, com repertório bem variado, priorizando sempre a Música Popular Brasileira e os artistas paraibanos como Chico César, Jackson do Pandeiro e Renata Arruda, seus favoritos.A necessidade de um maior cuidado com a voz, fez com que buscasse aulas de técnica vocal na escola CENATED, do governo do estado. Lá desenvolveu sua respiração e melhorou sua capacidade vocal. Ainda participou de uma audição de fim de curso realizada no Theatro Santa Roza.Em 2011, participou do concurso “Meus 15 segundos de fama” pela TV Cabo Branco e teve um de seus vídeos como o mais votado na internet (93%), o que a levou a participar de uma das edições do JPB cantando a música “Madalena” de Ivan Lins.

 

              Além de alguns destaques na TV, a cantora teve o reconhecimento de vários profissionais do meio jornalístico da Paraíba. Foi matéria para o jornalista Ikeda em seu “Caderno de matérias” da cidade de Guarabira; foi entrevistada pela colunista Mayra Lima do site Radar Sertanejo; foi destaque no blog do Pedro Marinho, vice presidente da Academia Paraibana de Música, entre outros.

 

             Ainda em 2012, participou do evento “Entardecer no Centro Cultural São Francisco”, parceria da Arquidiocese da Paraíba com o Governo do Estado e o Curso de Turismo da UFPB, do qual é aluna do 6° período. O evento teve a presença e o apoio do secretário Chico César.As novas experiências e parcerias trouxeram uma homogeneidade para o trabalho da cantora.

 

            Atualmente, seu estilo passeia pelo jazz, blues, samba, pop e ritmos africanos, tudo muito bem casado, tornando seu show dançante e envolvente.

 

             O maior objetivo da cantora é desenvolver um projeto autoral que possa envolver esses gêneros. E esta realidade já está próxima! Letrista assumida, Nathalia Bellar possui um vasto acervo de futuras canções. A música “Pra Durar” é sua primeira composição concreta. Trazendo o arranjo do ex parceiro Rafael Fernandes, foi selecionada para integrar a Mostra Sesc de Música Paraibana 2012, que acontece todos os anos valorizando novos talentos no palco do Sesc Centro.

 

             O próximo passo é fazer um clipe dessa canção para apresentar ao público, buscando em seguida novas composições. Assim, ela pretende mostrar um pouco mais sua identidade para os que a prestigiam e acompanham sua evolução, além de acrescentar ao vasto cenário musical paraibano.

 

bottom of page